PROGRAMA “BIKE AMIGA E PARCEIRA”: INCENTIVO AO USO DA BICICLETA


Pelo terceiro ano consecutivo, vereadores insistem em proposição já votada e aprovada na Câmara

Gisele Burman é uma das adeptas
do pedal em Nanuque...

A criação do Programa “Bike Amiga e Parceira”, de incentivo ao uso de bicicleta como meio de transporte e melhoria da mobilidade urbana, além de opção de saúde e lazer nos finais de semana, já foi proposta na Câmara, por meio de Indicação assinada pelos vereadores Gilmar “Alemão” dos Santos Pereira e Gilson Coleta.

O documento já foi apresentado, lido durante sessão e aprovado por duas vezes -  em 2017 e ano passado. Mas, sem qualquer resposta do prefeito, agora os vereadores vão reiterar o pedido, assim que a Câmara retomar os trabalhos regulares, em fevereiro.

... assim como Ernani Assis, o Nandão, de
54 anos, e sua esposa Eliene:
vida saudável e constante movimento

Com o programa em ação, os autores ressaltam que a medida vai desafogar o trânsito de Nanuque e, ao mesmo tempo, incentivar as pessoas a utilizarem a bicicleta como meio de transporte, proporcionando melhoria da mobilidade urbana, e, é claro, uma alternativa saudável.

Mas a ideia é estimular também o uso das bikes nos momentos de lazer e entretenimento, principalmente nos finais de semana. Alemão e Gilson sugerem uma ação conjunta das secretarias de Esportes, Educação, Saúde e Meio Ambiente.


Segundo eles, “Nanuque já apresenta um trânsito caótico e lento nas ruas centrais, principalmente em horários de pico, como entre 11h e 12h30min e no final da tarde. Em outras cidades onde foi criado, o programa é sucesso total, reconhecendo a bicicleta como meio de transporte barato e não poluente”.

Gilson e Alemão: proposta
já apresentada duas vezes,
só que sem sucesso

Acrescentam Gilson e Alemão que o programa poderá incorporar vantagens e promoções, como passeios nos finais de semana, pedaladas a cidades vizinhas, “bikencontros”, eventos diversos e até mesmo a criação do “Cartão do Ciclista”, com o qual o usuário poderá ter acesso a produtos e serviços que contribuam para o uso seguro e confortável de bicicletas, em parceria com lojas que revendem bikes e acessórios.

Eles esperam que, desta vez, o documento tenha a merecida atenção por parte do prefeito Roberto.


Comentários