CÂMARA HOMENAGEIA EX-PRESIDENTE COM TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO


No ano em que completou 70 anos, Guará recebe o reconhecimento da cidade que sempre amou e onde tem "1 milhão de amigos”

Guará e Adnalva

Antes das máquinas digitais e dos aparelhos de telefone celular que tiram fotografias em alta resolução - que quase todo mundo tem -, ele era presença obrigatória em casamentos, aniversários, eventos sociais e políticos. Entre as décadas de 1960, 70, 80 e 90, Éden Almeida Rocha era o fotógrafo mais requisitado da cidade. Era o click certeiro do Foto Guará.

Nesta sexta-feira, 7 de dezembro, às 19h, na Câmara Municipal, Guará estará sendo homenageado com o título de “Cidadão Honorário”, um presente que chega exatamente no ano em que completou 70 anos de idade (dia 24 de julho). A iniciativa foi do seu amigo e ex-colega de Legislativo, vereador Rufino Freitas Caires Neto.


FAMÍLIA HUMILDE: JÁ FOI ENGRAXATE, VENDEDOR DE BALAS...

De berço humilde, desde criança Guará teve de se virar. Foi engraxate, carregador de malas, vendedor de balas, até começar a trabalhar como entregador de fotografias no antigo Foto Paris. Ali, aos poucos, foi se encantando com a arte das imagens e aprendeu o ofício.

Em 1970, enquanto o Brasil festejava o tricampeonato de futebol, Guará montava seu próprio negócio - nascia o Foto Guará.

Estudou nas escolas Bias Fortes, Ginásio Municipal (hoje Stalin Romano) e Colégio Santo Antonio. Foi presidente do Grêmio Estudantil de Nanuque.


No dia a dia da comunidade, é membro da Loja Maçônica Amor e Fraternidade, agraciado com o título de “Grande Benemérito da Ordem” (35 anos de Maçonaria ininterruptos); participou e presidiu o Lions Clube Sobral, integrou a diretoria do Pedra Negra Country Club, foi presidente do Nanuque Social Clube e vice-presidente do Conselho Tutelar. Promoveu e organizou inúmeros eventos sociais e políticos, pessoa sempre integrada no dia a dia da sociedade.

Projeto de Resolução, autoria
de Rufino Caires

Incentivado por amigos, ingressou na vida pública e exerceu o cargo de vereador por dois mandatos, chegando à presidência no ano 2000. Foi presidente do PSL em Nanuque, partido do presidente eleito Jair Bolsonaro.

Morando atualmente em Belo Horizonte, mas decidido a retornar às suas raízes a partir de 2019, Guará é casado com Adnalva Santana Rocha, com quem teve três filhos - Tatiane, Éden Jr. e João Victor Neto. A família cresceu com a chegada das netinhas Anna Cecília (filha do Victor) e Eloá (filha do Junior).

Costuma se referir a Nanuque como "cidade onde tenho 1 milhão de amigos".

Aos 70, em plena atividade

Na capital, decidiu ingressar na conceituada Escola de Fotografia Espaço 422, onde conclui agora em janeiro um curso de aprimoramento e atualização.

Comentários