FALAR MAL DE POLÍTICO NA INTERNET PODE DAR ATÉ 6 ANOS DE CADEIA: PROPOSTA ESTÁ SENDO DISCUTIDA NA CÂMARA
Quem falar mal de político na internet pode pagar um preço caro
Câmara quer punir quem fala mal de político na internet
![]() |
DEP. SORAYA SANTOS |
Projetos com esse teor estão tramitando em uma velocidade quase inédita na Câmara dos Deputados e em câmaras de vereadores pelo interior do país. Um desses projetos, da deputada Soraya Santos, do Rio de Janeiro, basicamente aumenta as penas para quem faz crimes contra a honra na internet, duplicando essas penas, de modo que quem falar mal de um político na rede pode passar até seis anos em regime fechado e, em alguns casos, transforma-se em crime hediondo.
Outra coisa é que altera o Marco Civil da internet, que teve como conquista justamente o fato de que para as autoridades públicas terem acesso aos dados dos usuários, será preciso uma ordem judicial prévia.
Esse projeto da deputada elimina a ordem judicial prévia e faz com que qualquer “autoridade de competente”, ou seja, Governo, Ministério Público, Agência Reguladora etc.. possa pedir não só os dados dos usuários, mas também as comunicações privadas como e-mails, mensagens no Facebook, no Whatsapp, Twitter e demais redes sociais, tudo isso sem pedir ordem judicial.
Esse projeto ele ignora princípios constitucionais e faz com que nós usuários fiquemos expostos na internet.
E para completar ou piorar, hoje, crimes contra honra na internet é necessário dar queixa em uma delegacia especializada, mas o novo projeto muda isso, fazendo com que o Ministério Público passe a ter a obrigação de processar esses crimes. Em outras palavras, o Ministério Público viraria uma espécie de "advogado de político".
Assim, o político, ao invés de contratar um advogado e processar quem falou mal dele, chamaria o MP.
Comentários
Postar um comentário