AOS 80 ANOS, ANTONIO LOUZI ASSUME MAIS UM PAPEL NA TELA DA VIDA: ESCRITOR

Ele já foi vereador, vice-prefeito, prefeito, titular de tantos cargos na vida pública e social. Agora, acaba de lançar o primeiro livro

 

Louzi: escritor aos 80


Antonio Pereira Louzi possui uma trajetória admirável, com passagem na vida pública como vereador, inclusive presidente da Câmara de Nanuque, vice-prefeito, prefeito, secretário municipal, sem contar na vida empresarial e social, no ramo de jornalismo (Folha de Nanuque), automóveis (Ford) e panificação, diretor da Associação Comercial, fundador do Lions e membro ativo de associações comunitárias, Igreja Católica e entidades filantrópicas. O currículo é extenso.

 

Agora, ao completar 80 anos de idade no dia 23 de março, Louzi segue por uma nova vereda: está lançando o primeiro livro – “Memórias de um Pau-de-Arara”. Em 106 páginas, ele conta um pouco da sua vida, de sua terra natal – Livramento de Nossa Senhora, cidade baiana com população em torno de 45.000 habitantes, região de Vitória da Conquista, a 650 km da capital Salvador, até sua vinda para Nanuque, no início da década de 1960.

 



Triste de um povo que não tem história

 

Logo na introdução, Louzi ressalta: “Retratar a vida é perpetuar a existência do ser que sente a necessidade de aflorar conhecimentos e acontecimentos adquiridos na sua trajetória.”

 

E prossegue: “A humanidade só se desenvolveu quando os homens tiveram condições de acumular na mente a sua existência, sua história. Triste de um povo que não tem história. Sem história, não se enriquece a cultura e a ciência. Assim, então, estaríamos ainda vivendo na Idade da Pedra.”

 

O autor e o autógrafo


Pau-de-arara

 

Segundo o autor, a respeito do título do livro, “pau-de-arara não é uma pessoa estática, está sempre em evolução. Meu pai sempre nos dizia que o homem, o ser humano envolvido no trabalho, não encontra tempo pra ficar parado ou fazer o tipo do jacaré que fica durante dias parado no mesmo lugar chocando ovos. Quem teve ou tem a vida ocupada tem vergonha de perambular na vida e dizer não tem o que fazer. Portanto, vamos nos sentir úteis e ávidos na nossa caminhada!”

 

Além dos textos autobiográficos, Louzi publica uma seleção de poesias e fotos do seu acervo pessoal.

 

Um trabalho interessante que atesta a lucidez, o romantismo e os muitos dons que recebeu de Deus.

 

Na opinião do professor Ademir Jr., “Louzi é um sujeito admirável, extraordinário. Uma enciclopédia viva da história de Nanuque e da nossa região que compreende pedaços do nordeste de Minas Gerais, do extremo sul da Bahia e do norte do Espírito Santo. Louzi sabe quase tudo de tudo o que aconteceu aqui nos últimos 60 anos. Chega aos 80 com uma memória fantástica. Tenho a honra de tê-lo como amigo, sendo contemporâneo dos seus filhos. A paixão pela história e pelas artes nos aproximou. Parabéns, Tóin!”




ALGUMAS FUNÇÕES ASSUMIDAS

Vereador - Câmara Municipal de Nanuque: 1973-1976

Vice-Prefeito de Nanuque: 1977-1983

Prefeito de maio de 1982 a janeiro de 1983

Secretário da Câmara Municipal de Nanuque em 1973

Secretario Municipal em 1974

Secretário de Governo em 1989

Secretário de Governo 2003-2007

Secretário de Desenvolvimento e Meio ambiente 2009-2012.

Coordenador da Defesa Civil 2003-2007.

Coordenador da Comissão de Habitação do Município de 2010-2012.

Coordenador da Defesa Civil 2009-2015

Diretor da Associação Comercial de Nanuque entre 1966-1972

Secretario da Associação Comercial de Nanuque entre 1997/2000

Movimento Religioso: Coordenado do MFC. E Ministro da Comunhão 1966 a 1988 e 1996/98.

 

 <> 

Comentários