APAE PROMOVE 11ª EDIÇÃO DO FESTIVAL REGIONAL NOSSA ARTE


Evento reúne participantes de 8 cidades do Vale do Mucuri


A unidade Nanuque da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) promove nos dias 24 e 25 próximos (quinta e sexta-feira), no auditório da Escola Stella Matutina, a 11ª edição do Festival Regional Nossa Arte. O evento tem presença confirmada de participantes das unidades que compõem o Vale do Mucuri: Carlos Chagas, Teófilo Otoni, Itambacuri, Poté, Malacacheta, Águas Formosas e  Pavão.

Na quinta, as atividades terão início às 19 horas, enquanto que na sexta, toda a movimentação começará logo pela manhã, às 8 h. 


Segundo os organizadores, o Festival tem dois objetivos básicos:

- Promover a arte através de apresentações e exposições em diversos gêneros artísticos, despertando o gosto pelas atividades artísticas com fins educacionais e formativos; e
- Congregar as pessoas com deficiência intelectual, associada ou não a outras deficiências, provenientes dos diversas cidades, promovendo intercâmbio social, a vivência dos aspectos positivos da arte, de modo a ressaltar as instituições que atendem a esse público específico, como espaço cultural, artístico e formativo da comunidade.


APAE: 64 ANOS DE HISTÓRIA


A Apae nasceu em 1954, no Rio de Janeiro. Caracteriza-se por ser uma organização social cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. A Rede Apae destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade, estando presente em mais de 2 mil municípios em todo o território nacional.

Hoje, no Brasil, essa mobilização social presta serviços de educação, saúde e assistência social a quem deles necessita, constituindo uma rede de promoção e defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, que hoje conta com cerca de 250 mil pessoas com estes tipos de deficiência.

Nesse tempo a Organização acumulou resultados expressivos e que refletem o trabalho e as conquistas do Movimento Apaeano na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Nesse esforço destacam-se a incorporação do Teste do Pezinho na rede pública de saúde; a prática de esportes e a inserção das linguagens artísticas como instrumentos pedagógicos na formação das pessoas com deficiência, assim como a estimulação precoce como fundamental para o seu desenvolvimento.

APAE EM NÚMEROS

São 2.172 Apaes e entidades filiadas, coordenadas por 24 Federações Estaduais, abrangendo todos os estados brasileiros para atender cerca de 250.000 pessoas com deficiência intelectual e múltipla diariamente.



Comentários