ENFERMEIRO NANUQUENSE APROVADO EM DOUTORADO COM FOCO DIRECIONADO À PESQUISA SOBRE NOVO CORONAVÍRUS


Murilo passou infância e adolescência no bairro Laticínios, onde estudou na Escola Estadual Vale do Mucuri


Em tempos de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), merece destaque o trabalho do enfermeiro nanuquense Murilo Soares Costa, hoje morando na cidade de São Mateus, a cerca de 170 km de Nanuque, no norte do Espírito Santo. No dia 13 de maio deste ano, foi aprovado para fazer doutorado em Infectologia e Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da UFMG, em Belo Horizonte.

Nascido em 6 de agosto de 1990 no antigo Hospital Santa Cruz (atual Pronto Socorro Municipal), filho de Indiária Soares Costa, técnica em enfermagem, e do pintor residencial Paulo Roberto Teixeira Costa, mais conhecido como Paulão Pintor.

Murilo, Danilo, a mãe Indiária e o pai Paulão

Sua infância foi no bairro Laticínios, onde completou o ensino fundamental na Escola Estadual Vale do Mucuri. No ensino médio, os seus pais, juntamente com os familiares, se esforçaram para manter os estudos no Colégio Santo Antônio - ele e seu irmão mais velho, Danilo Soares Costa, que  fez farmácia no Centro Universitário Católico Salesiano, com bolsa do Prouni, e é mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Uso correto dos equipamentos de segurança

ENFERMAGEM NA UFES

Murilo fez Enfermagem na UFES, campus de São Mateus /ES. Sua trajetória universitária foi ligada pesquisa, projetos de extensão nas comunidades quilombolas e representação estudantil, atuando como presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem.



Após a conclusão do curso, ingressou no mercado de trabalho em São Mateus, foi coordenador de um programa municipal de combate à tuberculose e hanseníase e participou do grupo de referência técnica para leishmaniose. Chegou a participar de uma reunião no Ministério da Saúde, em Brasília no ano de 2014. Atuou como professor universitário. Em março deste ano, no início da pandemia da Covid-19, começou a coordenar treinamentos gratuitos para os profissionais de saúde, com destaque para a importância da autoproteção e uso de equipamentos de segurança.

No momento, Murilo está envolvido nas atividades do Núcleo de Educação Permanente do Hospital Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus. Para o doutorado, vai integrar um amplo trabalho de pesquisa sobre o coronavírus na equipe do conceituado professor Unaí Tupinambás, médico graduado na UFMG com várias especializações. (Informações: Geilza Santos, jornalista e advogada)


Comentários

  1. Meus visinhos. O Paulo Roberto é filho caçula da Ana Anizia amiga minha de infancia lá no bairro de Laticinios/Nanuque - Minas Gerais. Indiária e Paulo Roberto 'pais desse enfermeiro Murilo' são adventistas, familia abençoada por Deus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário